Se a medicina ainda não encontrou a cura para a doença, ela tem se aproximado pelo menos da descoberta precoce e se adiantado nos tratamentos para minimizar os efeitos.
Exames genéticos são análises realizadas em laboratórios que mapeiam no DNA do paciente orientações capazes de indicar se há risco de desenvolver doenças ou de colaborar na escolha do melhor tratamento.
Com ela, o oncologista clínico tem informações personalizadas sobre seus pacientes e pode direcioná-los à abordagem terapêutica mais adequada a cada situação.
“Se o paciente tiver, por exemplo, câncer de pulmão, não vamos seguir um protocolo universal. Vamos entender como está o genoma do tumor e quais as mutações somáticas encontradas neles”.
Explica o Dr. Mariano Gustavo Zalis.
Apesar das alterações mais comuns serem referentes ao câncer de pulmão, colorretal, melanoma e mama, o exame é capaz de identificar as variações menos recorrentes.
TAGS:
#examegenético #mapeamentodeDNA #câncer #medicinadiagnóstica #lis #gestãolaboratorial #gerenciamentolaboratorial #avantix #atria
Fonte: hermespardini.com.br