A Solução ATRIA.QUALITAS é um conjunto de ações que visam proporcionar maior segurança, eficiência e qualidade para a coleta de exames, compondo uma série de parâmetros a serem utilizados para medir o nível da qualidade de um serviço laboratorial, bem como para garantir a segurança dos pacientes e evitar erros nos resultados clínicos.
Para manter esse padrão e auxiliar na melhoria constante existem ainda as certificações e acreditações, que atestam e reconhecem a qualidade dos serviços em sua instituição para ter o reconhecimento destas certificações, tais como Norma NBR ISO 9001 e acreditações PALC (SBPC/ML), DICQ (SBAC) e ONA;
É necessário ter um acompanhando de qualidade dentro do sistema com indicadores precisos, além disso, é importante ter uma rotina diária de controle de qualidade dos equipamentos de processamentos dos exames e do controle de dependências do laboratório.
Implantar uma certificação ou acreditação é um caminho sem volta e sem fim, pois elas não são vitalícias e devem ser reavaliadas de tempos em tempos. Isso gera uma necessidade de aperfeiçoamento constante, também fazendo um monitoramento contínuo, para que não haja a perda de uma certificação ou acreditação.
Com o ATRIA.QUALITAS é possível garantir resultados corretos e precisos e todos os aspectos do gerenciamento da qualidade no laboratório nas fases pré-analítica, analítica e pós-analítica.
Com a solução você fará a gestão a partir de indicadores de desempenho, identificando seus pontos fortes e aqueles que precisam ser aprimorados. O levantamento dessas informações deve ser ágil e detalhado, reunindo o máximo de informações possíveis. A tecnologia é fundamental nessa tarefa, pois permite a captura dos dados com maior efetividade e em menor tempo.
O ATRIA.INTERFACE oferece, bem como todas as demais soluções ATRIA, rastreabilidade total dos dados e das ações realizadas no sistema, garantindo assim muito mais segurança para o laboratório, sendo indispensável para possíveis auditorias e supervisões, apoiando também nas tomadas de decisão.